Blog
01
Out
2019
SISTEMA DE INSTALAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICO EM ALTA

SISTEMA DE INSTALAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICO EM ALTA

Importância ambiental e retorno sobre investimento impulsionam mercado de energia solar

Energia solar fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica do mundo até 2060.

 

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram que o Brasil instalou 1,2 GW de energia solar fotovoltaica em 2018, totalizando 2,4 GW de capacidade instalada acumulada.

Apesar de ter dobrado o valor já existente, o país ainda tem um enorme potencial de crescimento. Para nível de comparação, em 2018, a China - líder no segmento - instalou 45 GW e chegou a 176,1 GW de potência acumulada.

Como a energia solar pode ser usada em qualquer lugar do planeta, um estudo da Agência Internacional de Energia, do inglês International Energy Agency (IEA), estima que a energia solar fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica do mundo até 2060.

O Brasil pode contribuir para esta elevação de patamar. Afinal, o país possui um gigante território e recebe altos níveis de raios solares durante o ano. De acordo com dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil apresenta um excelente recurso solar, com potencial de geração de energia entre 1.500 e 2.350 kWh/m²/ano.

Diante deste cenário, Elcio Vicentin, diretor comercial da Solen Energia Solar, acredita no potencial de desenvolvimento do setor no Brasil e vê nos benefícios gerados pela energia solar fotovoltaica o diferencial para a popularização do mercado nos próximos anos.

"A geração de energia solar fotovoltaica não utiliza nenhum tipo de combustível e não envolve emissões de gases de efeito estufa. Por isso, é considerada uma fonte renovável, limpa e sustentável. Com o aumento da preocupação ambiental com as novas gerações, temos a convicção de que este modelo só tende a crescer no futuro", diz Vicentin.

O setor energético passa por profundas transformações e o debate sobre o tema tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. Isso se deve ao fato de que a demanda vem crescendo e a dependência dos combustíveis fósseis e os desafios trazidos pelas mudanças climáticas têm provocado alterações no modo de se produzir energia no mundo.

Retorno sobre investimento da Energia Solar

Na contramão do que acredita o senso comum, a instalação de equipamentos para a geração de energia solar fotovoltaica não tem valores exorbitantes.

Pelo contrário. Com o sistema on grid (que é conectado diretamente à rede elétrica), é possível reduzir o consumo da energia elétrica drasticamente e até utilizar o excedente produzido. Assim, para quem adere à energia solar, a economia na conta de energia chega até a 95%, já que ainda é preciso pagar a taxa básica de funcionamento para a fornecedora.

Com estes benefícios econômicos, o valor de investimento se paga em torno de quatro anos. Além disso, há pouca necessidade de manutenção dos equipamentos e a vida útil do sistema é de no mínimo 25 anos. Ou seja, o retorno financeiro é real.

"Nossa meta é levar o sistema de energia solar fotovoltaica a todos os lugares do Brasil e, assim, ajudar a consolidar esta fonte como uma das principais da matriz energética nacional", completa Vicentin.

Não só as residências podem se beneficiar da instalação do sistema fotovoltaico. A Solen Energia Solar, por exemplo, oferece produtos de alta qualidade para desenvolver projetos específicos para empresas, instituições de ensino, indústrias, comércios e propriedades rurais.

Com isso, a empresa disponibiliza a compra do kit de energia solar no varejo e ainda indica integradores parceiros para realizar a instalação do sistema com segurança e praticidade.

 

WWW.TERRA.COM.BR

Comente essa publicação